Olá a todos os leitores deste Blog!

Gostaria de abordar um pouco sobre consultoria em projetos acústicos.

Após alguns anos estudando Acústica e realizando visitas técnicas, a fim de solucionar problemas (na maioria) de ruído, decidi escrever este texto para demonstrar como faço para chegar na solução do problema, desde a visita técnica ao cliente até o dimensionamentos dos elementos necessários do projeto.

Vamos entender como um eng. acústico avalia e projeta soluções para o problema de ruído.

Olá a todos os leitores deste Blog!

Gostaria de abordar um pouco sobre consultoria em projetos acústicos, de forma sucinta desde o início ao fim de um projeto.

Após alguns anos estudando Acústica e realizando serviços nesta área, os projetos visam solucionar problemas de ruído de máquinas, adequação de espaços, sendo que a acústica do espaço é totalmente determinante.

Então, decidi escrever este texto para demonstrar como faço para chegar na solução do problema, desde a visita técnica ao cliente até o dimensionamentos dos elementos necessários do projeto.

[Nem sempre é possível solucionar o problema do cliente. Infelizmente, isto pode acontecer quando se mora principalmente em edificações (cenário com transmissão de ruído via aérea e estrutural, isto significa que se as paredes ou lajes não forem dimensionadas para suprir, principalmente o isolamento acústico, na prática os moradores vão se incomodar com os ruídos, seja causado por uma moeda ao cair no chão ou um latido de cachorro).

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018, pude visitar muitos locais e a situação não era nada animadora, desde um vizinho que faz barulho em horário noturno, outro que escuta hip-hop até o último volume e incomoda quem mora na "parede" do lado, como no caso de moradores de uma região próxima a um hospital, os quais se incomodam com os maquinários de tal local (equipamentos causadores de ruído - ex: bombas, compressores, sistema para ar comprimido, entre outros).

Fonte: Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho NBR 15575:2013.

1) Visita

O passo inicial é a realização da visita técnica, tendo como objetivo averiguar a necessidade do cliente, podendo ser para isolar um equipamento que apresente ruído (exs: barreira acústica, paredes duplas, casa de máquinas, janelas acústicas, entre outras) ou tratar acusticamente uma sala para o seu devido uso, a fim de obter um conforto acústico (home estúdio, sala de gravação de rádio, cinema, garage band, teatro, etc). Além disso, como a área de Acústica e Vibrações são como "arroz e feijão", muitas vezes devemos realizar um controle de ruído e vibrações do equipamento, cujo intuito é buscar soluções para tal procedimento.

2) Medição

O próximo passo é a realização de medições de ruído com equipamentos apropriados e calibrados (Certificação de Calibração por Laboratório credenciado pelo INMETRO), sendo obtido dados quantitativos. Geralmente, utiliza-se o Sonômetro (ou do inglês Sound Level Meter), devido a precisão e confiabilidade do sistema eletrônico. Este é um equipamento, o qual apresenta um microfone (transdutor) e armazena dados (exs: Nível de Pressão Sonora instantâneo, Nível Sonoro Equivalente, Níveis Estatísticos, entre outros) durante um intervalo de tempo de medição (Acesse para mais informações: equipamentos).

No caso de isolamento acústico, quantificar o ruído próximo de um equipamento/maquinário, sendo desejado, por exemplo, ter uma sala adjacente, onde não seja perceptível o ruído causado pelo maquinário. Com isto, tem-se a possibilidade de projetar um elemento ou sistema de atenuação sonora. Em outras palavras, deixa-se o "paciente" (causador de ruído)  isolado sob o ponto de vista acústico.

Exemplo de medição de ruído para isolamento acústico de uma casa próxima de Rodovia. Medições de ruído na região externa e interna da casa são necessária para dimensionar a fachada (exs: paredes, janelas e portas).

Exemplo de medição de ruído para isolamento acústico de máquinas.

Já para o condicionamento acústico, a medição da resposta da sala permite obter parêmtros objetivos de Acúsitca de Salas (similar a um diagnóstico do tipo Raio-X). Em salas técnicas de estúdio musical, teatros, cinemas, qualquer posicionamento mal projetado pode se tornar um defeito acústico, consequemente desperdício de investimento financeiro. Dessa forma, os parâmetros acústicos de salas são obtidos (ex.: tempo de reverberação, clareza, inteligibilidade, entre outros) necessitam ser adequados, ou melhor, "remediados" através de elementos acústicos, tais como: difusores, painéis acústicos, ilhas acústicas, forros acústicos, entre outros. Para este procedimento, um sistema de medição (computador, microfones, sistema de aquisição e fontes sonoras) é utilizado nesta etapa.

Avaliação acústica em auditório.

3) Análise 

Para o caso de isolamento acústico, a análise espectral de ruído é necessária, a fim de verificar as frequências críticas quanto ao nível sonoro do equipamento/maquinário causador de ruído. Busca-se reduzir o nível global da máquina e os níveis as quais as frequências são críticas.

4) Soluções

A partir das etapas anteriores, as soluções podem ser projetadas tanto para isolamento e condicionamento acústico. A seguir, temos alguns exemplos e elementos acústicos mostrados em seus devidos locais.

   

 Exemplo de soluções de isolamento acústico: parede dupla e porta acústica.

 

 Exemplo de soluções de condicionamento acústico: sala de gravação audiovisual.

 

Condicionamento acústico de uma sala técnica (mixagem/pós-produção) de estúdio musical.

Em suma, podemos considerar a consultoria em projetos acústicos similar ao que um médico realiza para diagnosticar um paciente (ruído ou similar). Um diagnóstico (medição acústica) completo, permite uma análise mais precisa para remediar o problema (equipamento ou máquina). Os procedimentos executados são fundamentais para garantir o custo/benefício, em que ao realizar investimento financeiro para uma sala, onde a acústica arquitetônica é fundamental no conforto acústico.

O maior intuito deste texto, é mostrar para leigos que procedimentos de Engenharia são de extrema importância em locais onde a acústica é fundamental para o conforto. O uso de modelos computacionais ou analíticos, testes, Normas Nacionais e Internacionais, são utilizados por projetistas/engenheiros em consultorias e estudos envolvendo Acústica. Se você, leitor, já teve um momento de extrema felicidade (sensação auditiva) ao sentar em uma cadeira de teatro, cinema, estúdio musical, pode ter a certeza de que um profissional com domínio em Acústica foi responsável pelo projeto.

Por Eng. Leandro Rodrigues Barbosa, Dr. em Acústica e Vibrações. 19/03/2018.